Vocabulário
Leia somente as palavras novas, pelo menos três vezes, em voz alta. Verifique a pronúncia .
Leia as frases ou textos onde as palavras aparecerem pela primeira vez.
Verifique o significado. Se apesar dos exercícios ainda tiver dúvidas, utilize o dicionário. Anote outros significados e sinônimos .
Anote as novas palavras e seus significados no caderno de anotações. Aproveite para exercitar. Escreva frases onde estas palavras seriam utilizadas. Verifique com seu professor.
Exercícios de compreensão auditiva
Refaça as atividades. Procure repetir, em voz, os trechos das falas. Utilize a tecla pause.
Diálogos
Ouça os diálogos novamente, seguindo as seguintes orientações:
Mantenha o livro fechado. Ouça o diálogo ininterruptamente.
Ouça mais uma vez. Repita cada fala em voz alta. Verifique a pronúncia.
Faça perguntas mentais baseadas no contexto do diálogo.
Abra o livro. Ouça novamente. Repita mais uma vez em voz alta. Leia novamente sem o áudio.
Ouça mais uma vez. Repita cada fala em voz alta. Verifique a pronúncia.
Faça perguntas mentais baseadas no contexto do diálogo.
Abra o livro. Ouça novamente. Repita mais uma vez em voz alta. Leia novamente sem o áudio.
Exercícios Gramaticais
Mantenha sempre os exercícios atualizados. Faça-os inicialmente em voz alta. Depois escreva as repostas. Leia mais uma vez. Não se esqueça de checar com seu professor as suas respostas.
Textos
Leia o texto procurando entendê-lo num geral. Anote aquilo que você entender. Faça os exercícios propostos novamente; escritos ou oralmente se desejar. Leia novamente, agora anotando as palavras ainda desconhecidas ou que não ficaram bem entendidas durante a aula. Veja o significado em português. Não se esqueça de verificar a pronúncia correta. Atente também para a pontuação.
Composições
Faça todas as atividades escritas propostas no livro. Se desejar elabore outros textos ou diálogos escritos. Apresente ao seu professor, ou se desejar mostre ao plantonista das aulas de apoio.
Lembre-se que a maneira mais rápida e mais eficiente de aprender um idioma é praticando!
Um abraço,
John
Quando nós estamos dirigindo nós não percebemos quantas coisas estamos fazendo simultaneamente, quando nós estamos falando em Inglês isso deve acontecer também.
Vou detalhar um pouco a idéia. Quem já tirou carteira de motorista vai entender o que eu quero dizer. As primeiras aulas na auto-escola são um tormento para o aluno, parece quase impossível lembrar de tanta coisa ao mesmo tempo - manobras, marchas, pedais, o cinto de segurança, setas – como se não bastasse isso tudo, cada um deve ser “ativado” em uma ordem determinada.
Isso para não falar dos outros carros, parecem conspirar contra você, querem atrapalhar de qualquer jeito a sua vida, querem bater no seu carro, verdadeiros inimigos ambulantes. Acho que exagerei um pouco, mas é quase isso que acontece. Depois de algum tempo toda aquela dificuldade inicial, como que num passe de mágica, desaparece. Mas como? Na verdade o nosso cérebro assimila aquilo tudo e transforma em conhecimento permanente, ou seja, em coisas que a gente não precisa “pensar” para fazer. Você pára pra pensar em como vai escovar os dentes? É claro que não!
Com o inglês acontece o mesmo, quando estamos começando a estudar é complicado lembrar de tanta regra e tanto vocabulário novo. O segredo é praticar todos os dias, com o tempo aquele conhecimento se torna tão comum que a gente usa naturalmente. Vou dar um exemplo, observe o diálogo:
Hi. How are you?I’m fine thank you. And you?I’m fine too, thank you.
Você parou para tentar traduzir? Provavelmente não, essa é a primeira situação ensinada em qualquer curso de idiomas. De tanto ouvir, provavelmente você já assimilou. Portanto, estude o máximo que puder, até o dia em que conseguir pensar em Inglês, depois é só colher os louros da vitória.
I hope that helps!
Quanto tempo é necessário pra aprender inglês?
Segundo o prof. Michael Jacobs, qualquer pessoa pode aprender inglês em 1.200 horas de estudo. Isso não depende de inteligência ou aptidões especiais, apenas uma boa dose de querer.
A conta é simples. Se você estuda 2 horas semanais, normalmente 2 horários de uma hora, teremos:
1.200 / 2 = 600
Ou seja, 600 semanas de estudos, o que dá no final das contas aproximadamente 12 anos. Eu não quero esperar esse tempo todo para ser fluente em Inglês e você?
A única alternativa então é aumentar as horas de estudo semanais: ouvindo música, rádio, filmes, lendo livros, conversando. Não adianta fazer tudo isso tudo sem prestar atenção, o cérebro não vai armazenar nada se você não se esforçar. Recorro a um provérbio que diz o seguinte “No pain no gain”, algo como “Sem esforço não há recompensa”.
Vamos fazer uma outra conta. Digamos que você estude 2 horas por dia, assim teremos:
1200 / 2 = 600
Neste caso 600 dias, menos de 2 anos. Percebeu? Não há milagre, não acredite em cursos rápidos que prometem fluência em 2 meses. Isso é charlatanice. Lembre-se: “No pain no gain”.
That’s all folks.
Best regards.